Aprendizagem é um método ou fenômeno
relacionado com o ato ou efeito de aprender.São estabelecidas ligações
entre certos estímulos e respostas equivalentes, causando um aumento da
adaptação de um ser vivo ao seu meio envolvente.
Tipos de aprendizagem e suas diferenças
A aprendizagem por Insight (discernimento) se dá nos momentos em que alguém, frente a um problema, não consegue ter atitudes concretas, mas depois,de repente, passa a enxergar a solução para aquele problema.Por exemplo: repentinamente pensar em uma possível solução para uma questão de uma prova que foi feita.Essa a aprendizagem apresenta vantagens sobre os outros tipos de aprendizagem, pois estabeleceu-se experimentalmente que, a rapidez na aprendizagem é inversamente proporcional ao grau de esquecimento – quem aprende depressa, esquece devagar. Assim, sendo o “insight” uma aprendizagem repentina, oferece um melhor aproveitamento de informações.
A aprendizagem por raciocínio está no último lugar, na ordem crescente de relevância, pois o raciocínio é considerado o tipo de aprendizagem mais complexo e abstrato,relacionando-se com todas as outras formas e dependendo delas.O mesmo tem início diante do surgimento de uma necessidade de resolução de um problema, seguido da análise e formulação de respostas ao problema levantado. Um exemplo disso são os conteúdos escolares : Estudar o conteúdo para uma prova,prestar atenção em uma aula para entender,entre outros.
A aprendizagem por ensaio e erro foi primeiramente estudado pó rum psicólogo
norte-americano,chamado Edward Lee Thorndike (1874-1949).É conceituada como
aquela que deseja a eliminação gradual dos ensaios ou tentativas que
levam ao erro e à manutenção daqueles comportamentos que conquistaram o efeito
desejado,ou seja,agir repetidas vezes com a mesma ação,para que o objetivo seja
alcançado.Desde nossos primeiros anos de vida,por exemplo,aprendemos dar
nossos primeiros passos,caímos e por fim aprendemos a andar.Pouco mais tarde se
aprende a andar de bicicleta,
apesar possíveis quedas,falhas,acaba-se aprendendo.
Na aprendizagem observacional,ou por imitação, certas pessoas se firmam como
exemplo, sendo uma forma eficaz para o ensino. O mecanismo funciona da seguinte
forma: a pessoa que tem o modelo funciona como dispensador de reforços à pessoa
que observa, de comportamento, via de regra, próximo ao seu. A aprendizagem
observacional é abrangente, vai desde agressividade até preferências
estéticas,gostos,cultura, juízos morais,entre outros.
A aprendizagem por
condicionamento simples(Clássico), originou-se com os estudos do fisiologista
russo Ivan P. Pavlov (1849-1936).
Em seus experimentos utilizou cães para detectar, inicialmente, o funcionamento das glândulas salivares. Depois de um tempo, o pesquisador se surpreendeu ao notar que a boca do animal ficava cheia de saliva, não só à vista e cheiro do alimento, mas também na presença de outros estímulos associados a ele, como o som de passos fora da sala, na hora da alimentação.
A esta reação ante os estímulos secundários (passos fora da sala, na hora da alimentação), e não ao estímulo original (alimento-carne), empregou o nome de “reflexo condicionado”. Podemos dizer que o animal aprendeu a responder a um estímulo, já que, antes, este estímulo não provocava nenhuma modificação no comportamento ou resposta.
A aprendizagem por condicionamento operante está relacionada a teoria do
condicionamento clássico, o psicólogo norte-americano B. F. Skinner (1904),
desenvolveu a teoria do condicionamento operante. Diferenfe do condicionamento
clássico, onde a resposta é eliciada por um estímulo específico, o
condicionamento operante é voluntário, incidindo sobre o meio, a fim de gerar
consequências. Nessa linha de raciocínio, a distinção do comportamento operante
reside no fato de que o reforço (estímulo ou qualquer evento que aumente a
frequência de um comportamento) não ocorre simultaneamente ou precedendo a
resposta (como no condicionamento clássico), mas, sim, aparece depois
dela.
Fontes:(...)

Já no reforço negativo,aumenta as chances de o
comportamento voltar a ocorrer,retirando uma situação aversiva.Por
exemplo: Quando estamos com dor de cabeça (aversão à essa dor),o comportamento
mais comum para essa situação é tomar a devida medicaçao.Ao contrário do
reforçamento negativo,a punição diminui as chances de o comportamento voltar a
ocorrer.De acordo com o comportamento,as punições podem ser positivas ou
negativas.
Punição
positiva(aditiva) é quando as chances de o comportamento voltar a ocorrer são
reduzidas, retirando o reforço.Temos como exemplo: uma bronca que foi a dada à
criança que fez algo errado; o cachorro que aprontou;um funcionário que não
cumpre corretamente seus compromissos,entre outros.Acrescentado uma
advertência(punição) ,diminuirá a probabilidade desse comportamento ocorrer
novamente.
Já na punição negativa(),diminuem-se as
chances de o comportamento nao desejado voltar a ocorrer, acrescentando uma
situação aversiva ou ou por subtração.Por exemplo,estacionar em um local não
permitido acarretará em multa;uma criança que ficou de castigo por ter feito
algo que não devia;entre outros.A mesma está também ligada à maioria das
leis,em que são punidas pessoas que não a cumprem.
Ambas punições tendem a levar à extinção do comportamento,isto é,reduzi-lo cada vez mais.Com isso,há retirada de praticamente todo o estímulo ao comportamento do ambiente.
Fontes: chasqueweb.ufrgs.br/~slomp/edu01011/bock-behaviorismo.pdf
pt.wikipedia.org/wiki/Reforço
Em seus experimentos utilizou cães para detectar, inicialmente, o funcionamento das glândulas salivares. Depois de um tempo, o pesquisador se surpreendeu ao notar que a boca do animal ficava cheia de saliva, não só à vista e cheiro do alimento, mas também na presença de outros estímulos associados a ele, como o som de passos fora da sala, na hora da alimentação.
A esta reação ante os estímulos secundários (passos fora da sala, na hora da alimentação), e não ao estímulo original (alimento-carne), empregou o nome de “reflexo condicionado”. Podemos dizer que o animal aprendeu a responder a um estímulo, já que, antes, este estímulo não provocava nenhuma modificação no comportamento ou resposta.
A aprendizagem por condicionamento operante está relacionada a teoria do
condicionamento clássico, o psicólogo norte-americano B. F. Skinner (1904),
desenvolveu a teoria do condicionamento operante. Diferenfe do condicionamento
clássico, onde a resposta é eliciada por um estímulo específico, o
condicionamento operante é voluntário, incidindo sobre o meio, a fim de gerar
consequências. Nessa linha de raciocínio, a distinção do comportamento operante
reside no fato de que o reforço (estímulo ou qualquer evento que aumente a
frequência de um comportamento) não ocorre simultaneamente ou precedendo a
resposta (como no condicionamento clássico), mas, sim, aparece depois
dela. Fontes:(...)
Reforço,punição
e extinção de comportamento.
Os reforços são classificados em positivos e negativos.O que difere entre os
mesmos é o fato de estimular o aumento ou redução do comportamento,de acordo
com o comportamento e a situação.

No
reforço positivo,quando o comportamento desejado é alcançado,uma recompensa é
dada a quem praticou,como estimulo do comportamento.São exemplos disso:O
adestramento de cães,recompensados ao atingir o comportamento desejado;elogios
recebidos ao tirar uma boa nota em uma prova;ser promovido no trabalho,entre
outros.
Já no reforço negativo,aumenta as chances de o
comportamento voltar a ocorrer,retirando uma situação aversiva.Por
exemplo: Quando estamos com dor de cabeça (aversão à essa dor),o comportamento
mais comum para essa situação é tomar a devida medicaçao.Ao contrário do
reforçamento negativo,a punição diminui as chances de o comportamento voltar a
ocorrer.De acordo com o comportamento,as punições podem ser positivas ou
negativas.
Punição
positiva(aditiva) é quando as chances de o comportamento voltar a ocorrer são
reduzidas, retirando o reforço.Temos como exemplo: uma bronca que foi a dada à
criança que fez algo errado; o cachorro que aprontou;um funcionário que não
cumpre corretamente seus compromissos,entre outros.Acrescentado uma
advertência(punição) ,diminuirá a probabilidade desse comportamento ocorrer
novamente.Ambas punições tendem a levar à extinção do comportamento,isto é,reduzi-lo cada vez mais.Com isso,há retirada de praticamente todo o estímulo ao comportamento do ambiente.
Fontes: chasqueweb.ufrgs.br/~slomp/edu01011/bock-behaviorismo.pdf
pt.wikipedia.org/wiki/Reforço



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